Quem diria esse "pós 1º de Abril" hein...
Segundo informações, o vírus Conficker pode ter contaminado mais computadores do que se pensava no dia de ontem... De acordo com o OpenDNS, um provedor de infraestrutura de internet; membros desse provedor, disseram hoje, quarta-feira, que mais de 500 mil de seus usuários haviam sido contaminados pelo Conficker.C, que seria a terceira variante do vírus. Somando um total, o OpenDNS tem mais de 10 milhões de clientes.
Estima-se que boa parte desse montante de clientes, tenham tido problemas de infecção com o Conficker.C. David Ulevitch, fundador da OpenDNS, citou que: “Provavelmente esse ataque é maior do que as pessoas imaginam, com base no que nós vimos aqui”.
O OpenDNS é usado por uma pequena fração dos 1,5 bilhões de usuários e seus números, embora pequenos, podem ser considerados uma amostra de uma população maior.
Hoje o Conficker passou a usar um novo algoritmo e começou a procurar atualizações pela internet. A empresa analisou o número de tentativas de comunicação do Conficker.C com a internet para determinar a quantidade de computadores contaminados com o verme eletrônico. A empresa não soube dizer quantos computadores estavam contaminados com as outras variantes, o Conficker.A e o Conficker.B.
Os países mais afetados, segundo o OpenDNS, foram o Vietnã, Brasil, Filipinas, Indonésia e Algéria. Mesmo com o grande número de PCs contaminados, o vírus não conseguiu causar grandes estragos nesta quarta-feira, quando deveria ser ativado.
Provedores de internet do mundo inteiro bloquearam as tentativas da praga em se comunicar com servidores para se atualizar e lançar ataques. Ferramentas específicas para remover a praga também ajudaram a impedir que o vírus causasse grandes estragos.
FONTE: IDG NOW
Cybber